terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

O Modernismo no Brasil


O Modernismo foi criado no período compreendido entre 1922 a 1930 e teve início com o marco da Semana de Arte Moderna em fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo e pretendia fazer com que a população, de modo geral, tomasse consciência da realidade brasileira. Este movimento cultural foi idealizado e liderado por um grupo de artistas chamado Grupo dos Cinco, integrado pelos escritores Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia e pela pintoras Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, além de contar com vária participações artísticas.
É considerado um movimento não só artístico como também político e social, já que se opunha à política totalitária da época, bem como da contradição social entre os proletários e imigrantes e as oligarquias rurais.

(Fonte: http://www.mundoeducacao.com/literatura/modernismoprimeiro-fase-literaria.htm)

Para nossos estudos deste bimestre, estão aquios seguintes links:

O livro Macunaíma, o heroi sem nenhum caráter de Mário de Andrade conta a história de um índio que representa o povo brasileiro, mostrando a atração pela cidade grande de São Paulo e pela máquina.

(Clique na imagem para baixar o livro)

Pagu


Patrícia Rehder Galvão, conhecida pelo pseudônimo de Pagu, foi uma escritora, poeta, diretora de teatro, tradutora, desenhista e jornalista brasileira. Teve grande destaque no movimento modernista iniciado em 1922, embora não tivesse participado da Semana de Arte Moderna, tendo na época apenas doze anos de idade. 
Militante comunista, foi a primeira mulher presa no Brasil por motivações políticas.

Assistam ao filme Eternamente Pagu estrelado em 1987 por Norma Bengell e depois ao clipe da música Pagu, cantada por Rita Lee e Zélia Duncan. Trace um paralelo entre o filme e a música fazendo uma análise crítica sobre ambos.






Bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí? O que você achou?